sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Semana da Alimentação

“Uma em cada seis pessoas morre de fome no mundo. Fome crônica que dói. Conviver com essa realidade é uma vergonha.” Com esse desabafo o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para a FAO Brasil, Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia, participou do lançamento da Semana da Alimentação RS, hoje (02), no espaço Caminhos da Integração, na Expointer. O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, a presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, o assessor de Meio Ambiente da Fetag, Alexandre Scheifler, e a presidente do ConseaRS, Regina Miranda, participaram do ato juntamente com lideranças e representantes das mais de 20 instituições que estão integradas na realização da Semana.

Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de fome crônica no mundo. Neste ano, a Semana Estadual da Alimentação tem o tema “Unidos contra a fome”. “Não podemos conviver com a ideia de que uma pessoa passe fome no mundo. Precisamos de políticas de acesso à terra, de tecnologias e de mercado, aliadas às realidades locais para que alguma coisa seja feita”, afirmou Muteia ao lembrar que o Brasil vive um momento de transformação e que deve aproveitar a oportunidade para implementar ações no sentido de acabar com o problema.

A presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, lembrou que a Instituição tem, hoje, 280 mil assistidos em todo o Estado. “As ações da Semana da Alimentação estão presentes nas atividades diárias da extensão rural. Desenvolvemos ações desde a produção de grãos, frutas e hortaliças, passando pelo bem-estar social, sempre buscando a preservação da cultura local”, destacou a dirigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário