“É uma forma de premiarmos jovens que se destacaram em diversas categorias e assim incentivarmos sua permanência no campo”, disse a presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. Além da homenagem, os jovens ganharam notebooks e cursos profissionalizantes nos 10 Centros de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul. A premiação é concedida pela Emater/RS-Ascar e Governo do Estado, com patrocínio do Sicredi, Banco do Brasil, Celulose Riograndense e Prefeituras.
Entre os homenageados, mais que nomes, estão histórias como a da pecuarista Camila Lima, de Santana do Livramento, que fez com seus pais o caminho inverso ao da maioria das famílias: migrou da cidade para a zona rural. “Decidimos ir para o campo investir no que é nosso”, conta ela, que em quatro anos como ovinocultora viu o rebanho saltar de oito para 45 cabeças, e o trabalho receber o Destaque Rio Grande Jovem na categoria Geração de Renda. “Jamais pensei que um dia receberia um prêmio como esse, é muito gratificante. Agora terei acesso à internet para pesquisar matrizes e novas raças e melhorar ainda mais o meu rebanho”, comemora.
O Destaque Rio Grande Jovem é uma das ações da Frente Programática Rio Grande Jovem, que promove e incentiva o aprimoramento de habilidades para a geração de trabalho e renda, com enfoque nos processos educativos, no lazer e no exercício da cidadania, de forma a oferecer perspectivas de um futuro mais promissor para a juventude rural, viabilizando sua permanência no campo.
Mais informações em www.emater.tche.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário