segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rio Grande Jovem

“É um incentivo a continuar fazendo o que faço. Me identifico com a agricultura e penso que cada profissão é importante e tem seu valor. O jovem que é agricultor não pode ter vergonha, mas orgulho de poder fazer parte de algo tão valioso para a humanidade. O mais importante para quem trabalha no interior é poder ser o patrão, o empregado e o administrador do seu próprio negócio”, disse Joarez Vinciguerra, um dos agraciados com o Prêmio Destaque Rio Grande Jovem. O evento de entrega do prêmio foi realizado nesta sexta-feira, 24, no Ginásio Municipal 3 de Junho, em Chapada, e contou com a presença de mais de 600 pessoas. O Programa Rio Grande Jovem visa apresentar alternativas que gerem renda e possibilitem a permanência dos jovens no meio rural.

A presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, salientou que a premiação aos jovens que realizam, no dia-a-dia, atividades de destaque nas comunidades motiva outros jovens a permanecerem no meio rural e levarem adiante suas atividades junto às propriedades rurais, com qualificação profissional, gerando renda e oportunidades de negócios.

Salete Inês Rokenbach Stürmer, que falou em nome dos premiados, afirmou que a juventude tem que assumir o seu espaço e momentos como esses são ótimos para compartilhar conhecimentos. Salete é formada em Pedagogia, mas por vontade própria voltou ao meio rural. Hoje trabalha com a atividade leiteira, tendo 38 vacas em lactação. “Compromissos e horários há em qualquer lugar, mas qualidade de vida igual à do campo não”, frisou Salete. Da mesma opinião é Rodrigo Soares, jovem de 23 anos, técnico em agropecuária que tomou o caminho inverso ao tradicional dos jovens. Hoje mora na comunidade de Tesouras, em Chapada, e afirma que voltou a morar no campo onde quer continuar o resto da vida.

Os jovens premiados receberam computadores notebooks e cursos profissionalizantes nos Centros de Treinamentos da Emater/RS-Ascar. Também foram homenageadas experiências realizadas pelas equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Passo Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário