sexta-feira, 12 de março de 2010

Um giro pela região de Ijuí

Na tarde desta quinta-feira, dia 11, acompanhada do gerente regional da Emater/RS de Ijuí, Romeu Rohde, visitei o Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb) que vem crescendo e aprosentando novidades nos cursos de capacitação. Este ano dois cursos novos estão atraindo quem pretende desenvolver uma atividade alternativa na propriedade. Um é o Curso de Gestão em Qualidade de Leite e o outro é o curso de Processamento de Cana - primeiro no Estado - que permite a produção de derivados como cachaça, melado, rapadura e outros.

No Cetreb também participei de uma reunião entre a Emater/RS-Ascar e a Embrapa sobre o Programa Rede de Leite que une ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa começou na região noroeste, em 2009, envolvendo 50 propriedades rurais que funcionam como laboratórios. Extensionistas conversam, interagem com os agricultores e avaliam aspectos como manejo, sanidade e genética. Após a reunião realizamos visita a uma propriedade envolvida no programa.
Nosso roteiro pela regional da Emater/RS-Ascar Ijuí teve um momento de pura emoção durante nossa passagem pelo município de Ajuricaba. Lá fizemos a entrega de um computador de mesa para a agricultora Eva Assunção. Ela foi uma das duas sorteadas durante a realização da edição regional do Programa Rio Grande Jovem, em 12 de novembro de 2009, no Parque Wanderley Burmann, em Ijuí. Também foi presenteada por uma escola local com um curso básico de informática com duração de dois meses. Agora ela que trabalha basicamente com bovinocultura de leite, vai poder utilizar o equipamento como uma importante ferramenta de gerenciamento da propriedade.
Também no município de Nova Sede participamos de mais um momento festivo com a entrega do segundo computador, sorteado no Programa Rio Grande jovem. A contemplada foi Márcia Schneider. Na ocasião estavem presentes familiares e funcionários do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.
O Programa Rio Grande Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado e da Emater/RS-Ascar com o objetivo de promover o empreendedorismo juvenil, assegurando a permanência do jovem no meio rural e sua inserção econômica e social. A profissionalização do jovem com acesso às novas tecnologias é a tônica do programa. A iniciativa tem como alicerce os Programas Estruturantes do Governo do Estado e efetiva ações em parceira com prefeituras e entidades do setor primário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário