quinta-feira, 18 de março de 2010

Safra de grãos deve ultrapassar 23 milhões de toneladas

O Estado deverá colher 23,61 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 5,45% com relação à safra anterior. Os dados foram apresentados por mim durante entrevista coletiva, na tarde dehoje, dia 17, no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal. Os números não são definitivos, uma vez que ainda é elevado o percentual de área a ser colhido, em especial nas culturas de arroz e soja. Apesar dos contratempos na sua implantação, com sérios prejuízos para alguns produtores, a safra de 2009/2010 (feijão, arroz, soja e milho) deverá ser uma das melhores dos últimos anos. Até então a melhor foi a de 2007, quando o Estado colheu 23,19 milhões de toneladas com os principais grãos, conforme dados do IBGE. É importante destacar que em 30 anos, com praticamente a mesma área, a produção aumentou em 94%. Isto é fruto da aplicação de boas práticas na agricultura e de investimentos em tecnologias.



A 2ª edição do Fórum Florestal RS, realizada na manhã de hoje (18), no auditório principal da Expodireto Cotrijal, enfocou a importância de se aliar o crescimento da produtividade no setor de florestas à preservação ambiental. O tema foi destaque já na abertura do evento com o lançamento do Programa de Revitalização dos Recursos Naturais no Rio Grande do Sul. Na presença dos secretários estaduais de Agricultura e de Meio Ambiente, apresentei os principais pontos do programa que surgiu por uma necessidade de minimizar os impactos ambientais causados pelas estiagens e grandes enxurradas sobre os sistemas produtivos e a infraestrutura dos municípios. Precisamos conscientizar a todos sobre a importância da revitalização e da conservação das matas ciliares, florestas e do uso e manejo correto do solo e da água.


O 2º Fórum Florestal RS estendeu-se durante toda a manhã com o objetivo de consolidar o potencial do Estado em um setor que gera milhares de empregos no País. Entre os grandes temas desenvolvidos pelo programa estão a adequação ambiental da propriedade rural, os parques de preservação, estações ecológicas e RPPNs, o manejo sustentável da floresta nativa, as florestas comerciais, os sistemas agroflorestais, os sistemas agrossilvipastoris, a erva-mate e o porongo.


Canola, milho pipoca e ervilha. O incentivo ao cultivo de culturas diferenciadas é objeto de um convênio assinado na tarde desta quinta-feira, dia 18, entre a Emater/RS-Ascar e a Agrícola Ferrari, de Passo Fundo. A assinatura ocorreu no espaço da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agonegócio (Seappa) na Expodireto Cotrijal.
Por meio do convênio o plantio desses grãos deverá ser incentivado entre os produtores rurais através do corpo técnico da Emater/RS-Ascar que presta assistência direta aos agricultores. O convênio é importante na medida em que vai tornar acessível ao agricultor conhecimentos e tecnologias em favor de culturas alternativas, proporcionando a ele alternativas de geração de renda. A Agrícola Ferrari é uma empresa especializada no mercado de culturas alternativas como milho pipoca, canola, ervilha, aveia branca, painço, linhaça, feijão, entre outras.



Que bom mais uma vez poder falar direto da Expodireto Cotrijal para os telespectadores do Rio Grande Rural, programa de TV da Emater/RS-Ascar. Hoje gravei com a jornalista Cleuza Brutti, sobre o lançamento do Programa de Revitalização dos Recursos Naturais no RS. A edição que vai ao ar neste sábado, dia 20, às 7h30min, e domingo, dia 21, às 7 horas, na TVE, vai estar cheio de atrações. Quem não pôde visitar a feira este ano ainda tem a oportunidade de ver tudo na telinha. O espaço da Extensão Rural está recebendo milhares de visitantes que chegam em excursões. Os elogios são muitos.


Não é demais dizer que já me sinto em casa ao participar como entrevistada do Programa Correio Rural, da rádio Guaíba. É sempre uma enorme satisfação ir até o estúdio da emissora, agora na Expodireto Cotrijal, e conversar com o Brenno e a Lizemara Prates sobre os assuntos da agricultura familiar gaúcha. Nesta quinta-feira, dia 18, penúltimo dia da feira, fizemos a gravação do programa que vai ao ar neste sábado, dia 20, a partir das 9 horas. Um balanço da 11ª edição da Expodireto, as vendas no pavilhão da gricultura familiar, os números estimados da safra de grãos 2010 foram alguns dos assuntos em pauta. Tive o prazer de dividir as atenções com o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, com o secretário estadual de Agricultura, João Carlos Machado, e com o presidente da Emater, Mário Nascimento.



Foi com muita alegria que recebi na manhã desta quinta-feira, dia 18, integrantes da comissão organizadora da Feira Nacional do Frango (Fenafrango) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, entre eles o coordenador do evento, José da Silva, e a vice-presidente do Sindicato Rural, Júlia Graciosa do Carmo. O evento é mais uma oportunidade para que o produtor conheça alternativas de diversificação na propriedade, entre em contato com novas tecnologias em máquinas e equipamentos e amplie seus conhecimentos técnicos por meio de palestras e oficinas.
A Emater/RS-Ascar é uma importante parceira na realização da feira, levando excursões de agricultores, organizando o pavilhão das agroindústrias e realizando mostras direcionadas ao setor agropecuário. Quero frisar que o evento também configura-se como mais uma oportunidade que a Emater/RS-Ascar tem de mostrar ao público todo o trabalho que a Extensão Rural realiza hoje em 487 municípios do Estado, aproximando produtores e consumidores.
No ano anterior tivemos a participação de 32 agroindústrias e certamente iremos ampliar essa participação levando ao público consumidor toda a variedade de produtos oriundos da agricultura familiar, como produtos de origem animal e vegetal, flores, artesanato, laticíneos e muito mais.
A Fenafrango acontece de 25 a 30 de maio, no Parque Wolmar Salton, em Passo Fundo. A programação é variada e inclui o 6º Encontro Estadual de Produtoras Rurais e Festival Gastronômico. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário