segunda-feira, 15 de março de 2010

Governadora abre 11ª Expodireto Cotrijal


A governadora Yeda Crusius abriu na manhã desta segunda-feira, dia 15, a 11ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. “Tudo o que tem de importante no Rio Grande do Sul está aqui representado”, salientou. Dizendo-se muito feliz, a governadora aproveitou a grande presença de público na Abertura Oficial da Expodireto Cotrijal para fazer um pequeno balanço das obras do seu governo na Região, bem como para comunicar outras a serem iniciadas num curto espaço de tempo, como o asfaltamento da rodovia que liga Colorado a Não-Me-Toque, uma reivindicação antiga da população dos dois municípios.


Presente no ato, a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, disse que todos os anos o espaço da Instituição cresce junto com a feira. “Este ano temos grande expectativa de público, pois preparamos várias novidades. A Emater está presente com as 12 Frentes Programáticas, interligadas com os Programas Estruturantes do Governo do Estado, e um dos destaques é o Recanto Temático que provoca no público uma reflexão sobre a preservação ambiental”, destaca a diretora. A Instituição tem um espaço todo especial, dedicado à agricultura familiar, com dinâmicas, trocas de experiências e cursos. São 16 ambientes diferentes, onde são demonstradas as principais atividades desenvolvidas junto à agricultura familiar. A Expodireto Cotrijal vai até a próxima sexta-feira, dia 19. São 328 expositores e a expectativa é de um público de mais de 170 mil visitantes.


Minutos antes da abertura da 11ª Expodireto Cotrijal conversei, em entrevista ao vivo, com o jornalista João Altair, da Rádio Planalto, de Passo Fundo. Falei sobre as expectativas com relação ao sucesso do evento e sobre a participação da Emater/RS-Ascar na feira.

À tarde, no estúdio da Rádio, participei de um programa de entrevista ao vivo, também conduzido pelo jornalista José Altair. Na pauta uma síntese das ações e projetos que a Emater vai mostrar ao público durante a semana, com destaque para o Pavilhão da Agricultura Familiar e o 1º Seminário da Agroindústria Familiar, que acontece nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 8h30min, no Auditório da Produção.

Uma comitiva liderada pelo secretário de Estado Friedrich - Otto Ripke, do Ministério da Alimentação, Agropecuária, Proteção ao Consumidor e Desenvolvimento Rural, visitou na tarde de hoje, o espaço da Emater/RS-Ascar. Após dar as boas-vindas ao grupo expliquei o que é Instituição e falei sobre o trabalho que a Extensão Rural realiza no Estado do RS. Tracei um panorama das atividades técnicas e sociais desenvolvidas junto aos públicos atendidos, descrevi nossa estrutura física, com destaque para os Centros de Treinamento de Agricultores, e sobre as recentes inovações, como a adoção do Geoprocessamento, importante ferramenta que possibilita aos produtores rurais planejar a propriedade, tirando o máximo benefício dos investimentos feitos.



À tarde participei de uma gravação para a Rede Record Chapecó e Xanxerê. Fui entrevistada pelo jornalista Telmo Camargo para o programa Oeste Rural, que vai ao ar neste domingo, dia 21, a partir das 9 horas. Durante a entrevista ressaltei a participação da Emater/RS-Ascar como importante parceira da Cotrijal na realização da Expodireto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário