quarta-feira, 10 de março de 2010

Encontros de Mulheres e reinauguração do escritório municipal de 16 de novembro movimentam a região de Santa Rosa

Uma série de encontros marcam neste mês de março as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Nesta terça-feira, dia 9, a regional da Emater/RS-Ascar Santa Rosa promoveu eventos em Santo Ângelo, São Miguel das Missões e 16 de Novembro. Neste último o dia também foi marcado pela reinauguração do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.


Em Santo Ângelo cerca de 500 trabalhadoras rurais reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral Angelopolitana, em uma iniciativa do Governo do Estado, através da Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal, Comdim, com apoio do Sindicato dos Comerciários e entidades parceiras.



Ao me pronunciar destaquei o trabalho da Emater/RS-Ascar que há 55 anos valoriza a atuação da mulher na agricultura familiar. Foi justamente com o propósito de intensificar e reforçar essa participação feminina que criamos o Programa Rio Grande Mulher.



Após a cerimônia de abertura recebi uma flor em homenagem ao dia dedicado a todas nós mulheres. Muito bom receber o carinho das mulheres angelopolitanas.


Em São Miguel das Missões participei do 11º Fórum da Mulher, na sede da AFUSAM. A plateia lotou com a presença de cerca de 300 trabalhadoras rurais.



Os momentos de motivação são o ponto alto em grande parte dos eventos realizados pela Emater/RS-Ascar. Emocionada fiquei ao receber uma rosa branca do professor Edson Motta que fez uma bela participação no evento com a palestra Mulher: singular e plural, um olhar intra e interpessoal.


A governadora Yeda Crusius mandou às trabalhadoras uma mensagem pelo Dia Internacional da Mulher. Atentas as agricutoras ouviram ela dizer que o trabalho que executam engrandece e orgulha o Estado.

A incursão pela regional da Emater/RS-Ascar Santa Rosa teve como último destino do dia o município de 16 de Novembro. O encontro de mulheres rurais aconteceu no Salão Paroquial com aproximadamente 360 participantes. Aproveitei para falar da importância do Programa Rio Grande Mulher como uma ação mais efetiva para estimular a participação feminina na sociedade e ressaltei que a mulher tem hoje um papel fundamental na permanência da família no campo, no incentivo ao jovem para que dê continuidade ao trabalho na propriedade enxergando nela uma fonte de sustento e de realização pessoal.


A programação do encontro em 16 de Novembro incluiu a entrega de troféus às ganhadoras do Festival de Pratos Típicos de Soja. As vencedoras irão participar em maio, na Fenasoja, da fase regional do concurso.



Encerrando as atividades do dia com chave de ouro, um momento especial para o município de 16 de Novembro. Reinauguramos com a presença da comunidade e de autoridades locais o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, que passa a funcionar no mesmo prédio das secretarias de Agricultura e de Assistência Social. Quem vai atuar junto as 300 famílias de agricultores é a técnica em agropecuária, Daniela Pilecco. Assim a Instituição amplia sua estrutura para oferecer um serviço com mais qualidade, contribuindo para gerar mais renda e desenvolvimento no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário