sexta-feira, 5 de março de 2010

Bem-vindo Rio Grande Mulher!

2010 começa agora. Passada a euforia da virada do ano, as férias de verão e o Carnaval, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. É hora de um reeencontro com a velha rotina. Dentre as coisas boas que este ano nos trará de volta está o Programa Rio Grande Mulher, iniciativa que em 2009 mobilizou milhares de mulheres agricultoras em todo o Estado, lotando ginásios e pavilhões, e consagrando-se como um importante programa de inclusão social, capitaneado pelo Governo do Estado e Emater/RS-Ascar, em parceria com prefeituras municipais.

Em cada encontro, o que se vê é uma multidão de agricultoras buscando através da união abrir espaços de atuação na sociedade gaúcha e brasileira, para conquistar novas oportunidades de trabalho e geração de renda, mais cidadania, mais acesso a políticas públicas e a direitos sociais.

Cada edição do Programa Rio Grande Mulher é apenas o ápice de um trabalho que começa lá no campo, envolvendo o cotidiano das mulheres rurais nas atividades da produção primária, na organização em grupos de convívio social e na participação em atividades paralelas. A realização de grandes eventos é, na verdade, um instrumento para estimular uma maior participação feminina na sociedade.
O Programa Rio Grande Mulher também chega como um novo olhar da Extensão Rural no Estado do Rio Grande do Sul e dá amplitude ao trabalho social dentro da Emater/RS-Ascar. E ampliar esse aspecto social torna-se fundamental uma vez que o campo se faz com pessoas, pessoas que assumem funções de promover o desenvolvimento da comunidade em que vivem, se organizando a ponto de transformar tudo em condições socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis.

Nesse contexto, a Extensão Rural cumpre um importante papel ao estar junto às trabalhadoras rurais, promovendo as condições de ampliação da cidadania, de acesso às políticas públicas e de realização de compromissos. Como ninguém conhecemos a realidade do meio rural e sabemos que a mulher é agente fundamental para assegurar a permanência da família no campo, combater o êxodo e garantir o sucesso da agricultura familiar.

É incontestável a participação da força da mulher na produção de riquezas no Estado do Rio Grande do Sul. Por isso um programa inteirinho voltado a ela. A mulher ocupa hoje, de forma exemplar, o posto mais importante da política gaúcha e continua avançando campo a dentro.
O desafio agora é levar adiante esta ideia. Este ano estão previstos mais de 800 atividades que esperam pela participação de cerca de 58 mil pessoas em diversos municípios. Somente em março e abril serão 210 eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Toda essa mobilização é também uma resposta ao exemplo de coragem que a governadora Yeda Crusius dá a todas nós, mulheres gaúchas, mostrando-nos que é possível chegar até aonde o sonho alcança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário