quarta-feira, 17 de março de 2010

Agroindústria familiar em pauta na Expodireto Cotrijal

Formação de agroindústrias familiares, legislação tributária, ambiental e sanitária, desafios, perspectivas e oportunidades estiveram na pauta da 11ª edição da Expodireto Cotrijal. Na parte da manhã participei do 1º Seminário da Agroindústria Familiar, no Auditório da Produção. Na mesa estavam representantes das demais entidades promotoras - Cotrijal e Fetag - e também Prefeitura, Legislativo Municipal e Governo do Estado. A iniciativa é de extrema importância para a agricultura familiar porque atende justamente as questões que hoje mais afetam o setor: novas alternativas de diversificação nas propiredades rurais e a questão da manutenção das famílias no campo. As agroindústrias tem grande mercado para evoluir e o produtor precisa saber como acessar esses mercados de forma que não onere a produção. Hoje já estamos comemorando, no Pavilhão da Agricultura Familiar já foram comercializados R$ 32 mil, ou seja, 50% de acréscimo em relação a 2009.


Ainda nesta manhã de quarta-feira, dia 17, falei com o repórter Leonardo Andreoli para o Jornal O Nacional, de Passo Fundo. Abordei a constituição das agroindústrias, o acompanhamento técnico prestado pelos profissionais da Emater/RS-Ascar antes, durante e depois, questão sanitária e outras pertinentes. A edição sai nesta quinta-feira, dia 18.


Na Rádio Diário da Manhã AM conversei com a jornalista Nádia Hartmann sobre o 1º Seminário de Agroindústria Familiar, as vendas no Pavilhão da AGricultura Familiar, o espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotriijal. Aproveitei também a oportunidade para falar sobre o Programa de Revitalização dos Recursos Naturais do RS, que será lançado às 8h30min desta quinta-feira, dia 18, no auditório principal. Em seguida está programada a apresentação do Programa Florestal RS - Uma estratégia gaúcha para o desenvolvimento florestal do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário