terça-feira, 2 de março de 2010

Curtas da Agropecuária

Milho
A colheita chegou aos 30% da área, em virtude das boas condições meteorológicas para o trabalho e desenvolvimento das fases da cultura. A qualidade dos grãos é boa e a produtividade está acima da inicialmente estimada, demonstrando possibilidade de ótima safra.

Soja
A evolução da soja é normal e as primeiras lavouras entraram em fase de amadurecimento, etapa final antes da colheita. No geral, o desenvolvimento é muito bom. A preocupação é com ataques de pragas e aparecimento de ferrugem asiática, que vem sendo monitorada e combatida pelos sojicultores. Boa perspectiva de potencial produtivo é tendência de safra cheia.

Feijão
Chegou a 86% a colheita da 1ª safra de feijão. O ritmo de trabalho se mantém lento, em decorrência da comercialização que permanece estabilizada e com preços deprimidos. A 2ª safra se encontra em implantação, restando apenas 4% da área estimada a ser concluída. O ritmo de desenvolvimento é bom.


Arroz
O desenvolvimento da lavoura orizícola foi beneficiada pelas condições meteorológicas da
semana, com ritmo menor de precipitações, temperaturas altas e boa insolação. Essas condições aceleraram as fases da cultura e possibilitaram o início da colheita, inicialmente nas lavouras cultivadas com variedades de ciclo curto.


Bovinos de corte
Os pecuaristas têm boas perspectivas em relação à produtividade, ganho de peso dos animais para abate e produção de terneiros na primavera. O otimismo se deve às condições climáticas que favoreceram o aumento da disponibilidade de pastagens, tanto cultivadas, como nativas.

Bovinos de leite
Devido a grande oferta de alimentos, a produção de leite tem aumentado na grande maioria dos municípios. A maior disponibilidade de pasto tem permitido a redução dos custos de produção em virtude da menor inversão de recursos em alimentos concentrados de origem industrial.


Ovinocultura
O estado corporal e sanitário dos rebanhos em geral é bom, devido às condições climáticas que favoreceram a disponibilidade de forrageiras naturais e cultivadas. O aumento da umidade e da temperatura tem favorecido a incidência de parasitas como as verminoses, reduzindo o ganho de peso e aumentando a taxa de mortalidade dos cordeiros.

Apicultura

A colheita de mel está em pleno andamento no Estado, apresentando produtividade abaixo do esperado pelos apicultores, principalmente em função das condições climáticas desfavoráveis para o desenvolvimento da atividade.

(Dados extraídos do Informativo Conjuntural- 25/02)

Nenhum comentário:

Postar um comentário