O município de Barra do Rio Azul sediou pela primeira vez, nesta sexta-feira, 13, o Dia do Porco, evento anual da suinocultura gaúcha que chega a sua 36a edição que tem como objetivo debater o cenário da carne suína e de cereais, as potencialidades e as perspectivas do setor na região, estado e país e a importância da atividade no retorno de ICMS, receita das propriedades e mão-de-obra familiar. A presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, , na ocasião representando a governadora Yeda Crusius, prestigiou a abertura oficial que ocorreu na parte da manhã, no Ginásio Municipal.
Em seu pronunciamento a presidenta da Emater/RSdisse que o evento é uma iniciativa forte em nível estadual, pois valoriza a cadeia produtiva, mostrando a importância sócio-econômica do setor para o Estado. Ela atribui o crescimento da atividade em nível regional ao trabalho realizado em parceria pelo Governo do Estado, pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, associação de criadores e produtores rurais.
Segundo Águeda, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, composta por 50 municípios, a suinocultura é uma atividade de extrema importância econômica. O rebanho efetivo é de 750 mil suínos e estima-se que 1.400 produtores desenvolvem a atividade para o mercado, com produção de 84 mil cabeças/mês, gerando um fluxo econômico de R$15 milhões por mês.
Além de destacar o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar levando assistência técnica às pequenas propriedades, em todas as etapas da produção e, posteriormente, também nas fases de comercialização e no consumo da carne de porco, a presidenta ressaltou o cuidado com o destino dos dejetos, no sentido de minimizar danos ao meio ambiente. Sobre ações do governo do Estado em prol do setor, ressaltou a contratação de mais de 30 técnicos para as inspetorias veterinárias, a aquisição de mais de 120 veículos para atender os municípios e os novos asfaltamentos, garantindo o escoamento da produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário