quarta-feira, 28 de abril de 2010

Presidenta da Emater/RS fala sobre o Programa de Revitalização de Recursos Naturais na 4ª Fiema Brasil

Experiências em sustentabilidade. Esse foi o tema da palestra que a presidente da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, ministrou na tarde desta quarta-feira, dia 28, na 4ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. No espaço denominado Café da Sustentabilidade, Águeda fez uma explanação acerca do Programa de Revitalização dos Recursos Naturais do RS.
O programa é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e da Emater/RS -Ascar e foi lançado na última Expodireto Cotrijal, ocorrida em março, no município de Não-Me-Toque. O objetivo amplo do programa, que está inserido na Frente Programática Responsabilidade Ambiental da Emater/RS, é reduzir os impactos causados pelas estiagens e pelas enxurradas sobre os sistemas produtivos e a infraestrutura rural.
Ao apresentar o programa, Águeda deu ênfase à educação que, segundo defende, é antes de tudo ação, deve ser um processo contínuo, e ter a missão de estimular na comunidade uma visão crítica acerca dos problemas ambientais. “Não adianta a gente apontar o problema e trazer a solução pronta, tem que estar lá, identificar e problematizar junto com os moradores para que eles realmente participem”, disse ela.
Sustentabilidade - Após a participação da presidenta da Emater/RS, técnicos da Instituição apresentaram quatro experiências em sustentabilidade: artesanato com ramos de videira, produtos produzidos a partir de plantas medicinais, resgate, conservação e multiplicação de sementes crioulas e o Projeto de Recuperação e Proteção das Nascentes da Sub-bacia do Rio Rolante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário