segunda-feira, 26 de abril de 2010

Águeda Marcéi Mezomo é a primeira mulher a assumir a presidência da Emater/RS


Águeda Marcéi Mezomo é a nova presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar. A aprovação do nome ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 26, em reunião extraordinária do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e do Conselho Técnico Administrativo (Conad) da Ascar. Ela vinha desempenhando a função interinamente desde o dia 3 de abril.
Águeda é também diretora-técnica da Emater/RS desde novembro de 2008 e seguirá desempenhando a função. Desde 1997 ela trabalha com atividades de Extensão Rural junto a Emater-Ascar do Rio Grande do Sul. Tem larga experiência com atividades de educação ambiental, bacias hidrográficas, agropecuária, turismo rural, extensão rural, desenvolvimento sustentável e educação de jovens e adultos.
Como diretora-técnica Águeda inovou ao criar as chamadas Frentes Programáticas, dando ênfase aos públicos mulher e jovem. Também tem marcado sua atuação por ações fortes na área ambiental, como a implementação do Programa de Revitalização dos Recursos Naturais no RS e do Programa Florestal RS. Já à frente da presidência da Emater/RS, Águeda ressaltou, em seu discurso, a importância de fortalecer a instituição através das parcerias e do tripé extensão, ensino e pesquisa. Também destacou como questões relevantes a sucessão familiar, o acesso ao crédito para a família rural, que está sendo abordada com ênfase através do Programa Rio Grande Família, ações na área de Classificação e Certificação e o Programa Estadual de Irrigação.
A nova presidente fez uma retrospectiva dos investimentos que o atual Governo do Estado vem realizando no setor agropecuário. “São investimentos que se traduzem em geração de renda no campo e, consequentemente, em mais felicidade para as famílias”, disse.Natural de Benjamin Constant do Sul, Águeda é geógrafa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), especialista em Gestão Ambiental pela Univille e mestre em Geografia, com ênfase em Análise Ambiental e Territorial pela UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário