O início da colheita da uva, resultado de mais um ano de trabalho nos parreirais, é motivo de comemoração no Vale dos Vinhedos. A abertura da vindima, ocorreu neste sábado (30), no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves. Colheita da uva, exposição da fruta, missa e filó, com degustação de vinhos, sucos e espumantes, integraram a programação.
A governadora Yeda Crusius encaminhou mensagem ressaltando a parceria do Governo do Estado e da Emater/RS-Ascar na realização da Vindima para potencializar o setor vinícola no Rio Grande do Sul.
Em Bento Gonçalves, a uva é cultivada por 1.800 famílias, em 6 mil hectares de vinhedos. Conforme a Emater/RS-Ascar do município, até o momento, estima-se que a safra atual deverá apresentar uma redução de 20% na produção, se comparada à anterior, ficando em torno de 95 mil toneladas. O excesso de chuvas afetou a quantidade e a qualidade da fruta, ocasionando podridão, redução no teor de açúcar e atraso no amadurecimento. Por outro lado, o mercado de vinhos, sucos e espumantes cresceu no último ano e está aquecido, principalmente o de espumantes.
Para a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, a expansão do setor é resultado dos investimentos e da modernização das propriedades. Ela destaca que somente em 2008 foram liberados 190 projetos de crédito rural, elaborados pela Emater/RS-Ascar, e que os números de 2009, que ainda estão sendo calculados, devem se aproximar. "Isso significa modernização das propriedades, através da mecanização, realização de benfeitorias, construção e ampliação de vinícolas, plantio e renovação de vinhedos. Tudo com assistência técnica de qualidade", avaliou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário