Um conjunto de obras do Programa Estruturante Duplica RS, com investimentos totais de R$ 83,5 milhões, foi anunciado nesta sexta-feira (29) pela governadora Yeda Crusius. A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, acompanhou o roteiro pela Serra gaúcha, por ser essa uma região agrícola.
O primeiro ato aconteceu em Carlos Barbosa, no entroncamento da RSC-470 com a ERS-446. Yeda acompanhou o começo dos trabalhos do novo acesso ao município e anunciou o começo das obras do acesso à Linha Sertorina, em Garibaldi, na RSC-453.
Seguindo roteiro pelo interior do Estado a governadora Yeda Crusius anunciou, em Bento Gonçalves, na Fundação Casa das Artes, a renovação de contrato de concessão de água e esgoto entre a Corsan e a prefeitura e firmou protocolo de intenções com a prefeitura para implantação do Complexo Hospitalar Municipal do Trabalhador. No setor de infraestrutura, anunciou o início da licitação de uma ciclovia na ERS-444, no trecho do Vale dos Vinhedos e ainda convênio com a prefeitura para a pavimentação entre a ERS-431 (Faria Lemos) e a ERS-444 (Vale dos Vinhedos
Já em Flores da Cunha Yeda foi recebida com faixas de agradecimento e recebeu uma homenagem durante um almoço que reuniu mais de 500 pessoas na localidade de Mato Perso. Foram entregues 16,4 quilômetros pavimentados da VRS-864, entre Vila Forqueta (Farroupilha) e Mato Perso (Flores da Cunha), com investimentos de R$ 12,9 milhões. No ato, Yeda anunciou a licitação para pavimentação dos Caminhos de Pedra, que liga Bento Gonçalves e Farroupilha.
A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, referindo-se às estradas, disse que para a agricultura é inquestionável a relevância das obras. O asfalto é essencial para o escoamento da produção agrícola e além de contribuir para agilizar a comercialização dos produtos, incentiva outros investimentos, abrindo caminhos para desenvolver atividades como o turismo rural e as agroindústrias”, disse ela.