terça-feira, 19 de outubro de 2010

Manifesto 'A Favor da Vida'

É chegada a hora de o Brasil avançar e buscar um futuro melhor. Estamos hoje aqui porque não temos dúvida de que Serra é a melhor escolha para governar o Brasil e viemos trazer o nosso apoio e a nossa contribuição. O Movimento de Mulheres RS com Serra, aproveitando as mobilizações em torno do Outubro Rosa, movimento mundial pela conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, vêm hoje lançar o projeto “A Favor da Vida”.

Sabedores da importância que José Serra dá a saúde pública e ao bem-estar das famílias brasileiras é que queremos levar adiante esta idéia promovendo uma grande ação de voluntariado.

Amar é cuidar e Serra sabe disso. Foi ele quem democratizou a saúde no Brasil, criando a maior política social em curso no país e trazendo com isso grandes avanços sociais, dentre os quais a queda da mortalidade infantil. Desde que foi ministro da Saúde, Serra tem dado especial atenção às mulheres, tornando-as prioridade em suas propostas de políticas públicas. São desse período o Programa Pré-Natal, o Pagamento de Anestesia no Parto Natural do SUS, o Bolsa Alimentação (para gestantes e bebês até quatro anos) e o Programa de Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero. Em São Paulo foram lançado Mutirões de Mamografia, o Programa de Redução da Gravidez na Adolescência, o Mãe Paulistana (na prefeitura), as Casas de Parto, as UTIs Neonatais (para criança que nasce com falta de peso) e apoio às vítimas de violência sexual.

Neste Outubro Rosa, inspiradas no exemplo de nossa futura primeira dama Mônica Serra - que a frente do Instituto Se Toque promove ampla conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, estamos formando uma grande corrente de solidariedade. Uma corrente que entende ser a educação o instrumento de conscientização e mobilização para mudança de hábitos de vida na prevenção de doenças e na conquista de um corpo e de uma mente saudáveis. Indicadores revelam que o que mais mata no Brasil são doenças associadas a maus hábitos de saúde, como consumo excessivo de álcool, má alimentação, tabagismo e sedentarismo. Daí a importância de se trabalhar a questão do comportamento do indivíduo e sua relação com o autocuidado.

Ao valorizar a mulher como pilar central da família e como a grande responsável pelos cuidados com os demais membros é que estamos encabeçando esta idéia. Nós, mulheres, temos a obrigação pessoal e social de investir e cuidar da nossa própria saúde, para termos então condições de cuidar também de nossos maridos, filhos e demais familiares.

A saúde é um dever do Estado e um direito do cidadão. Um país desenvolvido tem pessoas saudáveis e um sistema de atendimento à saúde organizado e em pleno funcionamento. Hoje a saúde é percebida como um direito e está presente cada vez mais na consciência dos brasileiros e brasileiras. Ser a favor da vida é lutar por um sistema de saúde pública de qualidade. E isso teremos com Serra presidente da República.

José Serra tem a melhor visão dos desafios que o Brasil terá que enfrentar nos próximos anos e na área de saúde está melhor preparado para fazer o País avançar. Somos testemunhas de sua ação propositiva como Ministro da Saúde e das inúmeras conquistas que alcançou ao povo brasileiro. É preciso combater a pobreza e as desigualdades sociais. Precisamos de menos caridade, menos assistencialismo e mais políticas sérias que se perpetuem e atravessem os mais diferentes governos, dando aos brasileiros a segurança da estabilidade social.

Que não se percam vidas humanas por omissão e/ou falta de informação. Estejamos convictos: com Serra o Brasil pode mais. O projeto A Favor da Vida se propõe a ser uma forma de ação social inovadora, protagonizada pela sociedade civil organizada, onde cada cidadão é um multiplicador, arregimentando o maior número possível de parceiros e somando forças para garantir uma vida digna ao conjunto da população brasileira.

O Movimento de Mulheres RS com Serra ciente da importância que as mulheres desempenham no núcleo familiar e pelo papel decisório que exercem dará curso a este projeto e a partir de já inicia a sua ampla divulgação a todos os municípios gaúchos e a todos os segmentos e setores da sociedade organizada. Obrigada.


Movimento de Mulheres RS com Serra
Coordenação: PSDB, PPS, PP, PMDB, DEM, PTB, PT do B, PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário