A parceria entre Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Fepagro e Afubra foi ressaltada como fundamental para a realização da terceira edição do Simpósio Estadual de Agroenergia, cujo lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, em Porto Alegre. Participaram da cerimônia o secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Julio Ferst, o coordenador de Planejamento da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Fernando Heemann, o chefe da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior, o diretor presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuk e a presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, entre outras autoridades, diretores e gerentes técnicos das instituições parceiras e representantes de empresas voltadas à produção de biodiesel e etanol.
“A agroenergia representa muito quando se pensa nas possibilidades de emprego e de melhoria de renda para o agricultor, pois as alternativas apresentadas para produção de biodiesel e etanol compõem diferentes matrizes produtivas para o Estado”, destaca a presidenta da Emater/RS, Àgueda Marcéi Mezomo.
Para o coordenador estadual de Agroenergia da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri, a produção de culturas voltadas à elaboração de biodiesel e etanol avançou muito. O RS possui cinco usinas em operação e uma sendo instalada. “Nos últimos cinco anos, estamos mudando o cenário do Estado, mas precisamos consolidar as parcerias e agir com competência para atender à crescente demanda energética”, analisa Rugeri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário