quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tarde de Campo mostra viabilidade da irrigação para a agricultura familiar


Uma Tarde de Campo sobre Açudagem e Irrigação, realizada nesta terça-feira dia 29, reuniu cerca de 400 pessoas, entre técnicos e produtores, além de diversas lideranças, na propriedade de João Kurtz Amantino, em Passo Fundo. A ação foi possível graças ao Programa Estadual de Irrigação (Pró-Irrigação/RS), coordenado pela Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água e executado pela Emater/RS-Ascar.

“Hoje estamos comemorando os resultados do que foi implementado na área de Irrigação no Estado. Tudo iniciou ainda em 2006, quando a governadora Yeda Crusius colocou a irrigação como proposta para diminuir os problemas que a seca causava aos agricultores”, disse a presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, na abertura do evento.

Ela salientou que mais de 30 mil agricultores foram capacitados, mais de 5 mil projetos elaborados no Rio Grande do Sul, sendo 878 somente nesta região. Segundo ela, a agricultura está gerando novas forças de trabalho e permitindo a presença e a inserção dos jovens. “A irrigação permite um resultado efetivo em qualidade e em quantidade, oportunizando maior rentabilidade. É isso que a família rural precisa no seu dia-a-dia e que permite a permanência do jovem no campo”, explicou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário