Muita criatividade na hora de preparar a ceia de natal. Com produtos da agricultura familiar e a um custo bem acessível, é possível fazer pratos deliciosos e saudáveis, que agradam tanto aos olhos quanto ao paladar. Foi o que mostrou a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, ao apresentar uma alternativa de ceia natalina durante sua participação na manhã desta quinta-feira (17), de uma entrevista para o telejornal da TVE, com a jornalista Heidi Gherardt.
Frango colonial assado, farofa a base de multimistura, arroz integral com noz Pecan e ervas aromáticas, salada com frutas, tomate cereja , folhas variadas e regada com molho de nata, açafrão e gengibre compunham o prato principal. Para acompanhar queijos coloniais condimentados, salames, panelinha de tomate seco, rúcula e iogurte e molho de amoras com mel.
Sobre a mesa de doces uma variedade de iguarias como compotas feitas com frutas da estação, bolo preparado com frutas cristalizadas, ambrosia e doces em calda, sobremesas típicas da culinária gaúcha. No preparo do cardápio nenhum ingrediente industrializado foi utilizado, tudo o que estava exposto sobre a mesa provinha de agroindústrias e de propriedades rurais.
Diante do colorido da mesa, Águeda falou sobre a diversidade de produtos que a agricultura familiar oferece. “Hoje é possível encontrar quase tudo dentro de uma pequena propriedade, ovos, leite, nata , arroz. Nossos pequenos agricultores hoje tem pomar, enquanto há 10, 15 anos tinham em suas propriedades apenas frutas nativas. Estamos avançando muito em diversificação.”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário