Quem participou este ano de pelo menos uma das cinco edições regionais do Programa Rio Grande Mulher pôde ver de perto o resultado de uma grande mobilização que reuniu mais de 20 mil mulheres em todo o Estado, com oficinas, palestras, entrega de prêmio, shows musicais e uma série de outras atrações. Trata-se de uma iniciativa, criada e idealizada pela diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, e colocada em prática pelo Governo do Estado, através da Instituição.
De acordo com Águeda, os eventos são a culminância de um amplo universo de ações que a Emater/RS-Ascar realiza no cotidiano e que ultrapassa o contingente de 285 mil mulheres no Rio Grande do Sul. São atividades voltadas à inclusão social, geração de renda e oportunidades de trabalho, qualificação, exercício pleno da cidadania e melhoria da qualidade de vida. “O ponto de partida é justamente a organização social, incentivando a mulher a ocupar espaços e a desenvolver-se pessoal e profissionalmente”, disse.
E para estimular ainda mais esta participação 2009 teve como um dos destaques a instituição do Prêmio Sementes da Vida, uma homenagem a mulheres que se destacaram nas áreas social, política, econômica, ambiental, cultural e de comunicação. Uma das ilustres homenageadas que, por duas oportunidades prestigiou o Rio Grande Mulher, foi a governadora Yeda Rorato Crusius, que recebeu o troféu em Ernestina, sob aplausos e a calorosa recepção de 2,8 mil mulheres.
Segundo a diretora técnica, devido a sua grande relevância social a iniciativa foi eleita uma das 12 Frentes Programáticas da Emater/RS-Ascar, e em 2010 ganhará ainda mais impulso.