A primeira mulher a chegar a presidência de uma Emater no Brasil tomou posse nesta segunda-feira, dia 10. A geógrafa Águeda Marcéi Mezomo assumiu oficialmente no último dia 26 de abril a Emater do Rio Grande do Sul mas comemorou hoje em uma cerimônia festiva que reuniu mais de 300 pessoas na sede da Instituição, em Porto Alegre. Participaram secretários de Estado, deputados federais e estaduais, presidentes de entidades parceiras, familiares e empregados da Casa.
Caravanas com equipes de empregados dos escritórios municipais da Emater/RS de todas as regiões administrativas do Estado vieram prestigiar a cerimônia que transcorreu com o auditório da Instituição lotado. Um telão foi colocado no saguão, onde dezenas de convidados puderam acompanhar o evento.
Visivelmente emocionada Águeda falou de suas origens no meio rural, de sua formação profissional, da trajetória dentro da Extensão Rural, primeiro como extensionista de Bem-Estar Social, depois como Assistente Técnica Estadual, diretora técnica e agora presidenta da Emater/RS. Ela ressaltou a parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, que segundo ela, é o diferencial que coloca a Emater/RS-Ascar em posição de destaque no Brasil. Afirmou que a Instituição hoje atende 75% dos agricultores familiares no RS e que trabalha para ultrapassar o contingente de 300 mil famílias atendidas.
Em seu discurso agradeceu à governadora Yeda Crusius pela confiança na indicação de seu nome para presidir a Emater e admitiu estar orgulhosa por ser a primeira mulher no cargo. “Em 55 anos de Emater no Rio Grande do Sul eu sou a primeira mulher a assumir a presidência. Chegar aqui é mais que uma conquista, é um marco histórico”, definiu.
A deputada estadual Zilá Breitenbach, na ocasião representando o presidente da Assembleia Legislativa, disse que a escolha da nova presidenta orgulha a todas as mulheres, mas também aos homens. “Você não está aqui porque é mulher, mas porque tem competência para desempenhar este papel e com certeza, agirá com mãos firmes e um coração amoroso”.
Já o Chefe da Casa Civil, Bercílio Silva, representando a governadora Yeda Crusius, encampou as palavras da deputada ao se dirigir a presidenta. “Faço minhas as palavras da Zilá e acrescento que além de competente és uma profunda conhecedora dos problemas do Rio Grande Rural”. Prosseguiu afirmando que o setor primário é prioridade dentro do governo do Estado porque carrega 50% do PIB gaúcho e que a escolha do nome para presidir a Emater/RS-Ascar deu-se em virtude da capacidade de gestão da nova titular.
Ao discursar o secretário estadual de Agricultura, Gilmar Tietbohl, parabenizou Águeda pela façanha de ser a primeira mulher a ocupar o cargo no Brasil e afirmou que em oito meses de governo muito ainda pode ser feito. “Não é fácil perceber a história na hora em que ela acontece, é mais fácil ler nos livros, mas um novo tempo chegou e não é mais possível voltar atrás. A partir de hoje a Águeda assume também o compromisso de mudar o Rio Grande para levá-lo ao lugar que ele merece ocupar”.
Após a leitura do currículo da nova presidenta ocorreu a assinatura do Termo de Transmissão de Cargo. O documento foi assinado pela presidenta da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Águeda Mezomo, pelo ex-presidente Mário Nascimento e pelo secretário de Agricultura, Gilmar Tietbohl. Durante o evento Águeda também recebeu flores e homenagens dos funcionários da Casa. Ao final, junto com seus pais, realizou o plantio de uma árvore nativa da família dos jacarandás, espécie mais conhecida como caroba roxa.
Desde o dia 4 de abril Águeda Marcéi Mezomo vinha desempenhando a função interinamente, concomitante ao cargo de diretora técnica, do qual é titular desde novembro de 2008. Sua escolha para presidir a Instituição oficial na prestação dos serviços de Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural do Estado foi uma indicação da governadora Yeda Crusius e sua posse oficial ocorreu após a aprovação de seu nome pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e pelo Conselho Técnico Administrativo (Conad) da Ascar.